quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Trabalhando com música.... linda....


Trem-bala

Não é sobre ter todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida que cai sobre nós
É saber se sentir infinito num universo tão vasto e bonito
É saber sonhar...
E então fazer valer a pena
cada verso daquele poema sobre acreditar...

Não é sobre chegar no topo do mundo e saber que venceu
É sobre escalar e saber que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo e também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo em todas as situações
A gente não pode ter tudo...
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso eu prefiro sorrisos e os presentes que a vida trouxe pra perto de mim

Não é sobre tudo que o seu dinheiro é capaz de comprar
E sim sobre cada momento, sorriso a compartilhar
Também não é sobre correr contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera a vida ficou pra trás...

Segura teu filho no colo,
Sorria e abrace os teus pais enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro,
E a gente é só passageiro prestes a partir

(Ana Vilela)

01) Justifique o título da música, associando-a ao seu contexto: 

02) Que efeito a autora conseguiu ao usar as negações em alguns versos?

03) Transcreva da música um par de rimas que tenha despertado o seu interesse de forma especial, explicando o porquê:

04) Copie do texto um ou mais versos que remetem à ideia contida na expressão "carpe diem":

05) Que crítica encontra-se presente na música e a quem ela se refere? Explique:

06) Existe, no texto, alguma espécie de refrão? Se sim, qual? Se não, o que isso pode revelar?

07) Qual a importância dos verbos no modo imperativo presentes na última estrofe?

08) Circule no texto um exemplo de vocativo, explicando o que ele em si sugere:

09) O texto se assemelha a uma colcha de retalhos, sendo que cada retalho equivale a um conselho. Qual seria o conselho geral? Explique:

10) De que conselho isolado você mais gostou? Por quê?

11) Que mensagem a letra da música lhe transmitiu?

12) A que classe de palavras pertence cada vocábulo destacado no texto? 

20 comentários:

  1. Amei! Já quero adaptar para minhas turmas de quinto ano!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique à vontade, querida! Vc é show! Bom demais saber que também visita esse meu cantinho! Beijos!

      Excluir
  2. Achei o máximo , Dequinha ! Parabéns ! A música é maravilhosa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada pelo carinho e pelo registro de que você vem aqui! Fiquei tão feliz... às vezes fico tão desanimada de postar e parecer que ninguém vê nada (apesar de todo dia ter em torno de 400 visualizações). Beijos.

      Excluir
  3. Muito bom, Dequinha! Você é um espetáculo! Sabedoria ambulante. ☺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh, que fofa você e que recadinho sempre lindo e carinhoso! Me estimula tanto! Beijos mil.

      Excluir
  4. Mto interessante a música, gostaria mto de obter as respostas, por favor envie-me por email
    rosemeireprofe@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio e quanto ao gabarito solicitado, não tenho o hábito de fazê-lo (e nem tempo), mas acredito piamente que qualquer colega da área consiga elaborar o seu próprio. Um abraço.

      Excluir
  5. Também adorei as questões. Vou usar com meus alunos. Me envie o gabarito. claudirenesmc@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que você tenha gostado das questões e depois me conte o que seus alunos acharam! Não tenho o hábito de elaborar gabarito, pois não tenho saco nem tempo, afinal de contas, são questões abertas, cujo melhor gabarito é e sempre será o bom senso de cada professor! Beijinhos!

      Excluir
  6. A música é linda,vou adaptar as atividades e usar com meus alunos.Parabéns pelo blog,muito criativas as atividades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique à vontade, querida, e depois me conte como foi, se puder! Adoro saber! Amo essas trocas! Obrigada pelo carinho. Volte sempre. Beijos.

      Excluir
    2. Foi muito bom,apesar de ter poucos alunos,eles gostaram muito.Vi aluna emocionada ao ouvir a música.

      Excluir
    3. Também tive poucos alunos nesta época, pois acho que vai muita gente mesmo depois do Carnaval, mas os poucos que foram curtiram muito e foram muito participativos! Isso anima um bocado a gente, né? Um abraço.

      Excluir
  7. Parabéns Dequinha!! Adoro teu trabalho. Obrigada por compartilhar conosco. A musica é linda e as questões de interpretação são ótimas.Dá-se pra fazer uma bela reflexão. Gostaria de te pedir se pudesse me mandar para meu email. lorecifereiras@hotmail.com ficaria muito grata.. Que Deus te proteja e continue iluminando com muitas novas atividades. bjs boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho! Fico muito feliz por saber que um hobby meu é útil para alguém!

      Infelizmente eu não crio arquivos com minhas postagens, querida, e sim posto diretamente aqui no blog, então é só fazer como eu também teria que fazer: copie e cole. :-(

      Um beijo grande e volte sempre! Uma semana iluminada pra vc tb!

      Excluir
  8. Estou trabalhando com essa música! Mt legal!Vou adaptar sua atividade para meus alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei feliz com o seu recadinho aqui! Obrigada! E fique à vontade para adaptar e espero que seus alunos adorem!

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário sobre o blog ou sobre esta postagem em especial!!! Vou amar saber o que você pensa!! Muito obrigada pela visita!!! Volte sempre!!!