quinta-feira, 27 de março de 2014

Uma mensagem muito linda!


SAWABONA!!!

Há uma tribo africana que tem um costume muito bonito. Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas que ele já fez. A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom. Cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade. Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros. A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro. Eles se unem, então, para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente: "Eu sou bom". 

Sawabona, Shikoba! 

Sawabona é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer: "Eu te respeito, eu te valorizo. Você é importante pra mim". Em resposta, as pessoas dizem: Shikoba, que é: "Então, eu existo pra você". 

(Autor desconhecido)

Conheci esse texto através de uma amiga do grupo "Arte e Manhas da Língua", a Cristiane Guntensperger, e achei muito lindo e oportuno para que possamos refletir, especialmente com nossos alunos! Quando erramos não precisamos de julgamentos e sim de acolhimento e de muito amor!

domingo, 9 de março de 2014

E tem mais charge sobre a Copa...


01) Qual o assunto da charge?

02) Explique a crítica feita pela charge:

03) Qual a provável intenção do chargista ao colocar a letra N, da palavra AVANTE, invertida?

04) Posicione-se sobre a opinião do chargista, concordando ou não com ele:

05) Por que o chargista teria acrescentado à charge versos do poeta Carlos Drummond de Andrade?

06) Pela fisionomia da família presente na charge, seus integrantes estão felizes com o fato de o Brasil sediar a Copa do Mundo? Que benefícios isso trará para eles? E, afinal, para quem trará? O que isso revela?

07) Temos no cartaz um exemplo de vocativo? Qual? O que está faltando ali para que ele seja facilmente identificado?

08) Por que o chefe de família está com a bandeira do Brasil na mão? Como se pode interpretar isso?

09) Por que podemos afirmar que a presença de um cachorro na charge remete a uma certa obra de Graciliano Ramos? Explique:

10) Por que os pés das pessoas presentes na charge estão desproporcionais com relação ao restante do corpo? Isso nos remete a uma certa obra da pintora Tarsila do Amaral. Qual?

11) Quantas crianças há na charge? O que isso revela?

12) Que mensagem podemos extrair da charge?

sábado, 8 de março de 2014

Feliz Dia Internacional da Mulher!



Todo mundo sabe que eu sou meio avessa a determinadas datas comemorativas e o Dia Internacional da Mulher é uma delas, por acentuar a hipocrisia e também a incoerência em um mundo cotidianamente machista! Porém, não poderia deixar esta data passar em branco, sem fazer um convite à reflexão, ao revelar o desejo de que haja uma espécie de inversão entre homens e mulheres, ao menos por um dia, justo neste (por que não?), para ver que às vezes "só" ser mulher não basta... a gente tem que ser meio NINJA, para dar conta de mil e uma funções, tarefas infindáveis e diárias, sem descanso!!! (risos) 

Que haja uma valorização (de verdade) de todas as mulheres, guerreiras que são, e que isso ocorra em todos os dias do ano e não só  em UM! Viva nós!